Teatro e Marionetas de Mandrágora


Após uma formação de três anos na área das marionetas, fato único na formação artística das vertentes teatrais em Portugal, que permitiu estudar com profissionais nacionais e internacionais tais como Tilike Coelho (Brasil), Marcelo Larrea (Argentina), José Caldas (Brasil), Ana D’Andrea (Brasil), Daniel Hompesch (Bélgica), Mário Moutinho (Portugal), Gisèlle Barret (França), Stephen Mottram (Inglaterra) e Jordi Bertran (Espanha) entre outros, possibilitando ainda deslocações ao CIDOB – Centro de Información y Documentación de Barcelona, ao Festival Mondial des Théâtres de Marionnettes em Charleville-Mézières, e ao concurso Découvertes, Images et Marionnettes em Tournai na Bélgica onde obteve o primeiro prémio, foi criada a companhia profissional Teatro e Marionetas de Mandrágora.

A companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora está sediada na cidade de Espinho e desde Abril de 2002, data que marca o início da nossa actividade, que perseguimos a união de uma linguagem simbólica que conjugue o tradicional e o contemporâneo, e é nesta simbiose nem sempre pacífica que surge um elemento fundamental, a marioneta.
Este elemento apoia-nos na procura de uma identidade cultural própria. O nosso objectivo é o de descobrir as potencialidades estéticas, plásticas, cénicas e dramáticas da marioneta em si mesma, como em relação com o ator. É o de explorar a cultura, a crença, a lenda, aliando-se à urbe, à velocidade da aldeia global.

A companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora mantém uma atividade regular há mais de 11 anos desde a sua formação a 2 de Abril de 2002.
A Companhia possui um núcleo de 3 membros fundadores profissionais no teatro de marionetas (Clara Ribeiro, enVide neFelibata e Filipa Mesquita), um grupo de mais de 48 colaboradores de áreas distintas e específicas que intervêm regularmente nas atividades da mesma e já acolheu 9 estagiários.
Nas suas digressões realizou espetáculos em mais de 278 locais nacionais e internacionais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *